Área do Associado

Usuário:

Imprensa

A segunda palestra do CONAMI, nesta segunda-feira (22), foi ministrada por Samy Dana, professor de Economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e comentarista da Rádio Jovem Pan. O especialista falou sobre o cenário econômico brasileiro e seus impactos no mercado imobiliário. A mediação ficou a cargo do diretor de Relações Institucionais da AABIC, Eduardo Zangari.

Dana falou sobre o efeito-cobra, caso ocorrido na Índia dos tempos de colônia britânica e conhecida como o maior exemplo de incentivo perverso.  Na história, a cidade de Nova Délhi sofria uma invasão de serpentes e, para combatê-las, o governo resolveu criar uma recompensa - quem aparecesse com uma cobra morta, ganharia um prêmio em dinheiro. Mesmo não sendo mais vistas e com ataques cessados, as cobras continuavam chegando à sede do governo. Acontece que, para receber a recompensa, as pessoas estavam criando cobras em casa. Os britânicos suspenderam a recompensa e os criadores soltaram as cobras nas ruas, que ficaram mais infestadas do que antes.

No mercado de imóveis, o especialista explica que os proprietários esperam o maior ganho ou até uma oferta melhor e, sendo assim, pagam uma comissão maior aos corretores se a venda for feita no preço desejado. No entanto, o incentivo, apesar da recompensa mais vantajosa, não ajuda a vender rápido como faz o preço menor.  

 

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.